História

A Citogenética de Peixes brasileiros foi iniciada na década de 70, atingindo gradativamente um reconhecimento internacional. Nesta mesma década deu-se a implantação do Laboratório de Citogenética de Peixes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), consolidando-se a partir da tese de doutorado do Prof. Dr. Luiz Antonio Carlos Bertollo, em 1978, enfocando aspectos da evolução cariotípica na família Erythrinidae. Durante sua fase inicial de implantação, o laboratório também contou com a colaboração do Dr. Fausto Foresti, como professor orientador. Inúmeros mestrandos e doutorandos brasileiros e também sul-americanos, notadamente da Argentina e Uruguai, foram sendo formados ao longo dos anos, expandindo as investigações cromossômicas para diversos grupos de peixes Neotropicais. Dois desses estudantes iniciais participaram também ativamente da história do laboratório, a partir da sua integração no corpo docente da UFSCar: o Prof. Dr. Orlando Moreira Filho, em 1978, e o Prof. Dr. Pedro Manoel Galetti Jr., em 1981. Assim sendo, a partir deste último ano, um sólido grupo de pesquisa constituído pelos Profs. L.A.C. Bertollo, O. Moreira-Filho e P.M. Galetti Jr. conduziu esse laboratório, orientando muitos estudantes de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O Prof. Galetti desligou-se, posteriormente, da área da Citogenética voltando suas atividades de pesquisa para o campo da Biodiversidade Molecular e Conservação. Notadamente, muitos dos egressos do laboratório foram sendo incorporados como docentes e/ou pesquisadores em diversas instituições de ensino e pesquisa, expandindo assim as investigações em Citogenética de Peixes. Na realidade, cerca de 20 grupos de pesquisas foram originados a partir desses egressos, atualmente distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e da Argentina. Por sua vez, a expansão dessa área no Brasil foi também incentivada pela implantação dos Simpósios de Citogenética de Peixes, iniciados em 1986 na Universidade Federal de São Carlos, os quais atualmente também englobam a área da Genética de Peixes. Igualmente valiosa foi a interação estabelecida entre a Citogenética e a Sistemática/Taxonomia de Peixes, propiciando avanços significativos para a ictiologia nacional. Data de 1984 uma das primeiras realizações associando essas duas áreas de estudo, promovida pela Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI) e coordenada pelo grupo de Citogenética da UFSCar. Nesta ocasião, um número significativo de participantes se fez presente no curso de “Sistemática e Citogenética de Peixes” que foi oferecido, vários deles então prosseguindo na área da Citogenética. Atualmente, o laboratório encontra-se sob a coordenação do Prof. Marcelo de Bello Cioffi, pesquisador também egresso deste laboratório e docente da UFSCar a partir de 2014, expandindo suas instalações, colaborações e intercâmbios científicos nacionais e internacionais relevantes para o momento atual de sua história  (Estratos parciais da entrevista concedida pelo Prof. Dr. L.A.C. Bertollo ao Boletim da Sociedade Brasileira de Ictiologia, 2014, no. 110).

logotipo fapesp

cnpq.png